Centro Estadual de Atenção Especializada - CEAE

O Centro Estadual de Atenção Especializada – CEAE é um programa estruturado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e gerenciado pelo CISAJE.

O CEAE CISAJE é referência para os 15 municípios da Região de Saúde de Diamantina, destinado a uma população de 166.513 habitantes (Censo IBGE, 2010).

Objetiva ampliar o acesso da população aos serviços de atenção especializada ambulatorial e garantir maior qualidade de atendimento aos usuários do SUS.

CEM CISAJERealiza serviços de acompanhamento e atenção ambulatorial às gestantes e crianças de alto risco, mulheres com alterações de mama e de colo uterino, além de usuários com hipertensão, diabetes e doença renal crônica de alto e muito alto grau de risco, com vista a reduzir complicações e mortalidade.

A população referenciada é contemplada com uma média de 2.700 procedimentos por mês entre consultas e exames, totalizando 32.400 atendimentos a cada ano.

Os usuários são referenciados a partir da Atenção Primária em Saúde do respectivo município, mediante a identificação da condição de risco que se enquadra. A definição dos critérios de encaminhamento tem por objetivo organizar melhor o fluxo e direcionar os usuários ao melhor atendimento de acordo com sua situação de saúde.
Os serviços prestados no Centro Estadual de Atenção Especializada – CEAE são:

Atendimentos Médicos: Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Mastologia, Ginecologia, Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria.

Equipe Multiprofissional: Enfermagem, Farmácia clínica, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Exames/ Procedimentos complementares: Angiografia, Retinografia, Teste Ergométrico, Ecocardiograma, Holter, MAPA, Eletrocardiograma, Ultrassom de Mama, Ultrassom Obstétrico, Ultrassom Doppler Obstétrico, Mamografias Diagnósticas e Rastreamento, Doppler Vascular Portátil, Punção Aspirativa de Mama por Agulha Fina (PAAF), Core Biopsy, Cardiotocografia Fetal, Colposcopia e Biópsia de colo do útero.

Cirurgias Ambulatoriais: Cirurgia de Alta Frequência (CAF) em colo uterino, Fotocoagulação ocular a laser.

Circulam diariamente pelo CISAJE cerca de 350 pessoas entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Os usuários atendidos no ambulatório são encaminhados pelas centrais de marcação dos municípios e devem apresentar no dia da consulta, o Cartão SUS, documento de identificação e encaminhamento.